- > Muito trabalho, atendimentos, capacitações fizeram parte da semana do SAMAE
- > Trabalhos de melhoria nas redes de abastecimento e nas ruas, programação da Semana do Desenvolvimento Sustentável, capacitações e diversos atendimentos à comunidade marcaram a semana
- > SAMAE é parceiro do Projeto Recicla CDL Timbó, que acontece neste mês de junho
- > Muito trabalho foi realizado ao longo da semana pelos profissionais do SAMAE
- > Timbó avança rumo ao futuro do saneamento
- > SAMAE participa de visita técnica sobre Educação Ambiental e Bem-Estar Animal
- > Resumo da semana: Melhoria em booster, serviços de manutenção, qualidade de vida, capacitação, são algumas das ações do Samae na semana
- > Planejamento, eficiência e diálogo: integrantes do Conselho Deliberativo se reúnem
O município de Timbó foi reconhecido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e recebeu o cobiçado Prêmio “Formiguinha", que celebra o trabalho exemplar em logística reversa, por meio do projeto "Penso, Logo Destino" (PLD), destacando o comprometimento da cidade na gestão ambiental de resíduos. A premiação ocorreu durante o Encontro Estadual do Programa Penso, Logo Destino (PLD) na UNOESC, em Xanxerê. O evento aconteceu nos dias 25 e 26 novembro.
O prêmio foi recebido pelo Diretor-Presidente do SAMAE, Rodrigo Francisco, e pela Coordenadora do PLD em Timbó, Carla Soraya Groni.
O "Penso, Logo Destino" é uma iniciativa do IMA que visa garantir a destinação correta de resíduos que necessitam de logística reversa. Em Timbó, o excelente desempenho do projeto é resultado de um esforço coordenado e do engajamento de múltiplas secretarias, demonstrando que a gestão ambiental eficaz é um trabalho intersetorial.
Atualmente, Timbó concentra as atividades do PLD na coleta e destinação de pilhas, lâmpadas e baterias. Por conterem substâncias potencialmente perigosas, esses resíduos exigem um manejo diferenciado para evitar a contaminação do meio ambiente.
Os materiais são acondicionados de forma segura no Ecoponto Municipal, localizado na Rua Rio Grande.
“Todo trabalho que vem sendo desenvolvido na questão de resíduos é fruto de muita logística e organização, e que é imprescindível a participação de todos”, ressalta o Diretor-Presidente do SAMAE, Rodrigo Francisco.
A coordenadora Carla Soraya Groni reforça a importância da colaboração cívica. "É essencial que a população continue destinando esses materiais de forma correta, pois isso está relacionado diretamente à saúde pública”.
As secretarias envolvidas diretamente neste projeto são: Secretaria de Educação, Secretaria de Meio Ambiente, SAMAE, Secretaria de Saúde, equipe Epidemiológica.
A conquista do "Prêmio Formiguinha" pelo município de Timbó reforça o compromisso da gestão com o desenvolvimento sustentável, e consolida a cidade como referência na gestão de resíduos e práticas de sustentabilidade em Santa Catarina.
No Encontro estiveram presentes cerca de 850 participantes e representantes de 150 municípios catarinenses para discutir gestão de resíduos sólidos e logística reversa, além de premiar municípios que tem apresentado bons resultados no trabalho.
Viviana Borchardt Berndt
Setor de Comunicação
- > Muito trabalho, atendimentos, capacitações fizeram parte da semana do SAMAE
- > Trabalhos de melhoria nas redes de abastecimento e nas ruas, programação da Semana do Desenvolvimento Sustentável, capacitações e diversos atendimentos à comunidade marcaram a semana
- > SAMAE é parceiro do Projeto Recicla CDL Timbó, que acontece neste mês de junho
- > Muito trabalho foi realizado ao longo da semana pelos profissionais do SAMAE
- > Timbó avança rumo ao futuro do saneamento
- > SAMAE participa de visita técnica sobre Educação Ambiental e Bem-Estar Animal
- > Resumo da semana: Melhoria em booster, serviços de manutenção, qualidade de vida, capacitação, são algumas das ações do Samae na semana
- > Planejamento, eficiência e diálogo: integrantes do Conselho Deliberativo se reúnem
(47) 3380 7500
115 / (47) 3380 7500