O município de Timbó teve um contrato de trinta anos de concessão dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), que terminou em 12 de novembro de 2001.
Desta forma, surgiu a necessidade de estabelecer uma nova entidade que seria responsável pela prestação destes serviços de saneamento básico, e assim, foi criado o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Timbó, que é uma autarquia municipal, instituída pela Lei Complementar nº 212, de 21 de dezembro de 2001. O SAMAE entrou em funcionamento no ano de 2002, e atualmente conta com 95 servidores.
O sistema de abastecimento de água do SAMAE é composto por duas Estações de Tratamento de Água - ETA, que juntas, produzem mais de 10 milhões de litros de água potável por dia, fornecendo água para 16.000 economias (unidades consumidoras) através de 260 quilômetros de redes de distribuição implantadas no município de Timbó.
Este sistema de distribuição de água potável conta com 12 reservatórios de água tratada, com capacidade de armazenar 3,1 milhões de litros. Para garantir a pressão e a vazão da água em toda a cidade, são utilizadas 3 estações elevatórias de água tratada e mais 17 pequenos boosters.
Além do serviço público de abastecimento de água potável, o SAMAE também é responsável pela gestão dos resíduos sólidos produzidos no nosso município. Em 2004, o SAMAE iniciou o serviço de coleta seletiva, que recebe e faz o tratamento do lixo que pode ser reciclado, permitindo que estes materiais descartados possam se transformar em novos produtos. A partir de junho de 2006, o SAMAE assume também a coleta do lixo orgânico, que era realizada pela Secretaria de Obras do município.
Todos os resíduos sólidos que não puderem ser reaproveitados ou reciclados, são encaminhados para o aterro sanitário, também conhecido como “Parque Girassol”, que atualmente é administrado pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí - CIMVI.
O SAMAE trabalha para conquistar melhorias contínuas no sistema de abastecimento de água do município de Timbó, investindo desde a captação de água bruta no Rio Benedito, até o tratamento, a reservação e a distribuição de água potável. Com o serviço municipalizado, as decisões são realizadas com mais rapidez, sempre ouvindo a população e garantindo o acesso à informação para todos os munícipes.
O trabalho do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto - SAMAE tem grande importância para Timbó. Atualmente a água tratada pelo SAMAE chega a 94% da população. O SAMAE Timbó tem como prioridade em suas ações, levar água de qualidade para toda a comunidade timboense.