O SAMAE, além dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, também é responsável pelo serviço público de gestão dos resíduos sólidos produzidos no nosso município.
Em 2004, o SAMAE iniciou o serviço de coleta seletiva, que recebe e faz o tratamento do lixo que pode ser reciclado, permitindo que estes materiais descartados possam se transformar em novos produtos.
A partir de junho de 2006, o SAMAE assume também a coleta do lixo orgânico, que era realizada pela Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura do município.
Todos os resíduos sólidos que não puderem ser reaproveitados ou reciclados, são encaminhados para o aterro sanitário, também conhecido como “Parque Girassol”, que atualmente é administrado pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí - CIMVI.
Com aproximadamente 40 hectares, localizado no Bairro Araponguinhas, longe de pontos de captação de água e de áreas de preservação permanente, o Aterro Sanitário recebe o lixo doméstico de Timbó e da região, por meio de um Consórcio Intermunicipal que integra nove municípios: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. Atualmente são depositados e tratados mais de duas mil toneladas de resíduos residenciais ao mês, provenientes dos nove municípios.