Você está em / Perguntas e Respostas
O que é água potável?
     A água potável é aquela que possui a qualidade exigida pela Portaria de Consolidação nº 5, de 28 de setembro de 2017, instituída pelo Ministério da Saúde, instrumento federal que determina os padrões de potabilidade para a água tratada. A água potável é destinada para o consumo humano, para ingestão, preparo de alimentos e higiene pessoal. A água potável tem a garantia de qualidade através de um rigoroso controle de analises físico-química e bacteriológica.
O que é uma certidão negativa de débito?
     É o documento que atesta a veracidade de inexistência de débitos, ou seja, no início de cada ano é emitida as certidões daqueles clientes que não ficaram com nenhum pagamento pendente do ano anterior.
Não recebi ou minha fatura foi rasurada, como posso efetuar o pagamento da mesma?
     No site você pode retirar a 2 ª via da sua fatura e com ela efetuar normalmente o pagamento da sua conta de água. Basta apenas ter em mãos o seu número de matrícula, encontrado na sua fatura do mês anterior. Você também pode retirar a 2ª via da sua fatura no escritório, para isso, basta informar o nome completo cadastrado como cliente e/ou o número da matricula. Com estas mesmas informações, você pode, também, solicitá-la por e-mail, visite a aba “Contato” e solicite sua fatura.
O que é preciso para fazer a ligação de água?

Para solicitar um pedido de ligação, o usuário deve comparecer ao nosso escritório e apresentar os seguintes documentos: (original e cópia que ficara arquivada no junto ao cadastro).

•    Documento de identificação com foto e CPF do morador (Obrigatório);
•    Contrato de compra e venda ou escritura do terreno, comprovando que o solicitante é o proprietário do mesmo (Obrigatório);
•    Informações quanto à localização e descrição do imóvel;
•    Se possível, levar uma conta de água do vizinho mais próximo, confirmando que passa rede de água no local;
•    Em caso de pessoa jurídica, além do documento do terreno, trazer o contrato social da empresa e cartão do CNPJ; O SAMAE tem um prazo de (15) quinze dias úteis para realização da ligação de água, condicionada a existência de rede no local e, a instalação da caixa padrão na divisa (testada) do imóvel.

O que é hidromêtro?

     O hidrômetro é o aparelho instalado pelo SAMAE para registrar o volume de água consumida mensalmente pelo cliente. Com base neste volume é calculado o valor que deve ser pago pela prestação dos serviços públicos oferecidos pelo SAMAE.   

     Você pode acompanhar seu consumo fazendo a leitura do hidrômetro. Uma prática que ajuda até mesmo a identificar gastos acima da média, que pode ser indício, por exemplo, de vazamento.

     Isto é simples: Há números pretos e outros vermelhos. Anote os pretos e faça o seguinte cálculo para comparar com o mês anterior: subtraia os números pretos daqueles constantes na última fatura. O resultado é o consumo da última leitura até a presente data.    

     IMPORTANTE LEMBRAR: O hidrômetro é um bem público e o cliente é responsável por sua conservação.

O que fazer se houver alguma alteração na qualidade da água?
     Qualquer suspeita de alterações na qualidade da água é imprescindível que o usuário entre em contato com o SAMAE, para que nossos técnicos programem uma visita a sua residência e verifiquem o problema e as medidas a serem tomadas para saná-lo.
Por que minha água está branca?
     Ao contrário do que muitos pensam não é excesso de cloro na água. O produto químico utilizado para desinfecção da água é o hipoclorito de sódio e este não gera alterações na cor da água, seu aspecto é semelhante à água sanitária utilizada em residências. Este aspecto esbranquiçado da água é decorrente do aumento de pressão na rede de distribuição, que reage com o oxigênio presente na água, formando microbolhas. Quando isso ocorrer, faça o teste: encha um copo com água e observe que rapidamente ela volta ao seu aspecto normal. Além disso, ressaltamos que não há perigo nenhum. Você pode consumir esta água normalmente.
Por que é importante ter uma caixa d'gua em minha casa?
     O SAMAE trabalha para fornecer água de qualidade e atender a crescente demanda. Contudo, quando se faz necessário a realização de reparos na rede pública, fecham-se os registros da rede de distribuição, e algumas áreas no entorno do ponto de trabalho ficam desabastecidas. Deste modo, são necessárias algumas horas até que sejam finalizados os serviços de manutenção, e que o fornecimento de água nas tubulações seja restabelecido. Assim, os usuários que possuem caixas d’água terão um volume armazenado para executar suas atividades cotidianas, e poderão nem perceber a interrupção do serviço público. Outra consideração importante é que a caixa d’água também é uma exigência presente na legislação do município de Timbó.
Quem tem água encanada está ligado na rede de esgoto?
     Não. Os serviços de água e esgoto possuem redes e estruturas diferentes, e como o serviço público de abastecimento de água está disponível a mais tempo, ele atende mais regiões do que as redes de esgotamento sanitário. Somente quem está ligado à caixa de ligação existente na calçada do imóvel é que está ligado a rede de esgoto.
Como eu sei que meu imóvel está ligado a rede coletora?
     Se o imóvel estiver ligado na caixa de esgoto que fica em frente à sua casa/prédio/estabelecimento comercial, este está ligado à rede de esgoto. Se existir alguma dúvida quanto a interligação, você deverá entrar em contato com o SAMAE e solicitar uma vistoria do imóvel.
Devo ligar o esgoto da minha residência no canal pluvial do meu bairro?
     Não, as estruturas de drenagem pluvial são destinadas para a condução das águas das chuvas até os rios. Quando a edificação possui acesso ao serviço público de coleta e tratamento de esgoto, ela deve utilizar estas redes exclusivas para a destinação dos esgotos gerados no imóvel. Entretanto, se a edificação ainda não possui acesso aos serviços públicos de esgotamento sanitário, ela deverá instalar um sistema individual de tratamento de esgoto, através de tanque séptico e filtro anaeróbio (fossa e filtro), que será utilizado até o momento que o sistema público esteja disponível. Se a edificação não possui acesso ao sistema público, e não utiliza um sistema individual de tratamento, ela estará poluindo o meio ambiente, e estará sujeita a penalidades.
O que acontece com o esgoto que está ligado na rede?
     O esgoto coletado pelo SAMAE é encaminhado até uma estação de tratamento de esgoto, onde os poluentes e as impurezas do esgoto são eliminados através de tratamentos biológicos e químicos. Depois que o esgoto foi tratado, a água resultante do processo é devolvida à natureza sem oferecer riscos ao meio ambiente.
É obrigatória a ligação do esgoto da minha residência na rede? Qual a lei?
     Sim, a Lei Federal 11.445/2007, determina que se os serviços públicos de saneamento básico (água, esgoto, drenagem e coleta de lixo) estiverem disponíveis, a edificação é obrigada a utilizar eles, e estará sujeita ao pagamento de taxas e tarifas decorrentes da prestação destes serviços.
Minha conta de àgua vai aumentar com a ligação do meu imóvel à rede de esgoto?
     Cada serviço público oferecido pelo SAMAE possui a sua sustentabilidade econômica garantida através das tarifas. Se o usuário somente tiver acesso ao serviço público de abastecimento de água, ele pagará a tarifa de água conforme disponibilidade e a utilização do serviço. Se a edificação possuir acesso aos serviços públicos de água, esgoto, e coleta de lixo serão cobradas as tarifas referentes a cada um dos serviços que são oferecidos pelo SAMAE.
Como fico sabendo que posso fazer a ligação do esgoto do meu imóvel à rede?
     Você receberá a visita de técnicos da SAMAE orientando quanto à ligação. Serão efetuadas campanhas nos bairros, reuniões comunitárias, entrega de material explicativo para orientá-lo quanto a importância da ligação à rede esgoto. Você poderá também entrar em contato com os técnicos do SAMAE na sede ou pelo telefone ou via site.
Posso utilizar água de poços ou nascentes?

     Sim, desde que o usuário more em uma região rural muito afastada, que não tem acesso às redes de abastecimento de água do SAMAE, pois se você possui acesso ao serviço público de abastecimento de água, e mesmo assim utiliza outras fontes de água, você pode colocar a saúde de toda a sua família em risco. Praticamente todas as águas superficiais e subterrâneas da área urbana de Timbó apresentam contaminações por sais, metais e substâncias do próprio solo, ou até contaminações pelo contato com esgotos. A cidade cresceu muito, e com ela a poluição dos lençóis freáticos. Indica-se também que existem legislações e normas para a perfuração de poços, e que o desrespeito desta legislação poderá desencadear penalidades para o usuário.

     Se o usuário for uma empresa com uma demanda de água maior do que a capacidade de fornecimento de água do SAMAE, ele também poderá utilizar de fontes alternativas, entretanto, a atividade econômica estará sujeita a legislação ambiental, a outorga do direito de uso da água, ao licenciamento ambiental, e serão necessários técnicos responsáveis por acompanhar a qualidade da água e dos efluentes, assim como análises periódicas.

Como é cobrada a taxa de lixo de quem mora na área rural, e não tem acesso às redes de água do SAMAE?
     Todas as pessoas de Timbó possuem acesso ao serviço público de coleta de resíduos, inclusive nas áreas rurais, e por isso devem contribuir. Quando a pessoa não possuir acesso ao serviço de água, será gerada apenas a cobrança pelo serviço de coleta de resíduos.
Mesmo quem não utiliza o serviço de coleta de lixo, ou quem não gera lixo, terá que pagar por algo que não utiliza?
     Sim. A taxa mínima estipulada para o serviço público de coleta de lixo considera o pagamento por todos os custos para garantir a disponibilidade do serviço, ou seja, mesmo que você não gere lixo por um determinado tempo, os caminhões de coleta continuarão circulando pela cidade, e coletando o lixo dos outros usuários. Existem práticas, como queimar ou enterrar o lixo, que são consideradas como crime, e estão sujeitas a penalidades e multas. Desta forma, todos os habitantes de Timbó devem utilizar o serviço público de coleta para dar a destinação correta do lixo de banheiros, e outros rejeitos.
Quem mora na área urbana, mas utiliza a água de poços ou nascentes, receberá a cobrança da taxa de lixo pelo SAMAE?
     Sim. Se você possui acesso ao serviço público de abastecimento de água, e mesmo assim utiliza outras fontes de água, você pode colocar a saúde de toda a sua família em risco, pois praticamente todas as águas superficiais e subterrâneas em Timbó apresentam contaminações por sais, metais e substâncias do próprio solo, ou até contaminações pelo contato com esgotos. Aqueles que não possuem uma ligação de água do SAMAE, ainda receberão a cobrança pelo serviço de coleta de lixo.
Para onde vai o esgoto da minha residência?
     As regiões que ainda não são atendidas pelo sistema público de coleta e tratamento de esgoto precisam ter um sistema individual de tratamento de esgoto, que em Timbó é o sistema de tanque séptico e filtro anaeróbio (fossa e filtro). No sistema de fossa e filtro o esgoto é tratado, e depois é encaminhado para o sistema público de drenagem pluvial, que desagua nos rios. Se você não tiver nenhum sistema de tratamento de esgoto, ou não realizar a limpeza do seu sistema individual, você estará contribuindo para a poluição do meio ambiente e para a disseminação de doenças contagiosas, como cólera, hepatite, esquistossomose, entre outras.
A água que recebemos após uma manutenção na rede pública de abastecimento pode vir com uma qualidade reduzida?
     A equipe de manutenção do SAMAE é treinada, e tem profissionais responsáveis por efetuar todos os procedimentos de manutenção de forma rápida e segura, para agilizar o retorno do abastecimento, sem que ocorram alterações na qualidade da água para o consumidor. Ainda sim, se houver alguma alteração, o usuário deve fechar o registro localizado no cavalete e entrar em contato com o SAMAE.