Você está em / Consumo consciente
Como economizar água na cozinha

- Lavar a louça com a torneira da pia meio aberta durante 15 minutos gasta 117 litros (casa) ou 243 litros (apartamento). Limpe os restos dos alimentos de pratos e panela antes de lavá-los. Tampe o ralo e encha a pia com água para deixar a louça de molho e soltar a sujeira. Só use água corrente na hora de enxaguar.
- Para lavar verduras, frutas, e legumes, coloque os alimentos de molho em uma vasilha com algumas gotas de vinagre. Depois, passe-os em água corrente para terminar de limpá-los. Dessa forma, o consumo diminui para cerca de 20 litros.
- Se tiver máquina de lavar pratos, só a ligue quando estiver com toda a sua capacidade preenchida.

Como economizar água na piscina
Se você tem uma piscina de tamanho médio exposto ao sol e à ação do vento, você perde aproximadamente 3.785 litros de água por mês por evaporação. Com uma cobertura (encerado, material plástico), a perda é reduzida em 90%!
Como economizar água no banheiro

- Ao escovar os dentes e fazer a barba, deixe a torneira fechada. O banho não deve ultrapassar cinco minutos e, se possível, deve-se fechar o registro enquanto se ensaboa.
De acordo com a Universidade de Água, ao escovar os dentes por cinco minutos com a torneira não muito aberta, consomem-se 12 litros (casa) ou 80 litros (apartamento). A vazão de um chuveiro pode variar de 3 a 25 litros por minuto, dependendo de seu modelo e da pressão da água.
- Não use a privada como lixeira ou cinzeiro e nunca acione a descarga à toa, pois ela gasta muita água. Mantenha a válvula da descarga sempre regulada e conserte os vazamentos assim que eles forem notados. Bacias antigas gastam 9 litros por acionamento, mas podem consumir mais de 10 se a válvula estiver desregulada.

Como economizar água no jardim

São necessários 216 litros para lavar um carro e 279 para molhar a calçada por 15 minutos.
Com o balde, gasta-se 40 litros na limpeza do carro; varrer a calçada em vez de lavá-la não consome nada.
No jardim, uma dica é molhar as plantas no início da manhã e no final da tarde para evitar a evaporação intensa.

Como economizar água na lavanderia

Uma lavadora com capacidade para 5 kg gasta 135 litros de água (casa e apartamento). Use-a sempre quando estiver com carga total e três vezes por semana, no máximo.

Uma lavagem com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros. Deixe as roupas de molho antes de lavá-las e use a mesma água para esfregar as roupas com sabão. Só abra a torneira na hora de enxaguá-las. Tome cuidado com o excesso de sabão, para evitar enxágues desnecessários.

Como limpar a caixa da água

- Primeiramente feche o registro da água ou então amarre a bóia.
- Deixe aproximadamente 20 cm. de água dentro da caixa.
- Tampe a saída da água para que a mesma não desça pelo cano e utilize a água que restou para a lavagem.
- Lave bem as paredes e o fundo da caixa com um pano úmido, evite o uso de escova de aço ou vassoura. Nunca use sabão, detergente ou outro produto.
- Retire a água da lavagem com balde e panos, deixando a caixa limpa. Utilize panos limpos para secar o fundo.
- Com a saída da caixa ainda fechada deixe entrar uns 15 cm. de água, adicionando 2 litros de água sanitária e deixe por duas horas. Com um balde ou uma caneca, molhe as paredes internas com a solução preparada anteriormente.
- A cada 40 minutos, verifique se as paredes internas da caixa secaram, caso isso ocorra, faça nova aplicação dessa mistura até completar as duas horas.
- Passadas as duas horas, ainda com a bóia da caixa amarrada ou registro fechado, esvazie a caixa abrindo a sua saída. Abra todas as torneiras e acione as descargas.
- Tampe adequadamente a caixa para que não entre pequenos animais, insetos ou sujeiras, assim evitará contaminação e transmissão de doenças.
- Não se esqueça de limpar a tampa da caixa antes de colocá-la no lugar.

Ralos

Verifique os ralos, providenciando a sua limpeza, com a retirada de todo e qualquer material que cause entupimento e odor (palitos, cabelos, panos, etc). Convém lembrar que por falta de limpeza ou evaporação de água no ralo, poderá provocar mau cheiro. Conserve-os sempre com água. Usar sempre detergente neutro. Nunca use espátula ou qualquer material contundente (como barra de ferro, de vassoura, etc) pois poderá danificar o ralo.

Louças sanitárias:
O vaso sanitário requer cuidado, pois o entupimento do mesmo acarretará problemas. Por isso, evite jogar quaisquer objetos, tais como: papel, absorventes, algodão, cabelo, etc. Cuidado para que, sachês perfumados para vasos sanitários, não venham a cair.

Sifões:
Se o material é PVC, basta apertar o sifão para desentupir pequenos resíduos. Recomenda-se, todas as noites, ligar a torneira de água quente durante alguns minutos, para ajudar a remover a pasta que se forma no contorno do sifão, produzido pelos saponáceos e cabelos. É necessário, periodicamente, remover o sifão para limpeza geral e desobstrução de detritos acumulados. Se o material é metálico, desrosquear o copo e fazer a limpeza periodicamente, seguindo o mesmo procedimento acima.
Reciclando papel em casa

- Aqui vai uma receita caseira para quem quer reciclar papel e, assim, contribuir para a preservação do meio ambiente. Os materiais necessários são: liquidificador, bacia, cola branca escolar, papel (não pode estar sujo e nem pode ser do tipo higiênico), tela, moldura, xícara e pedaço de pano.

- O preparo começa assim: faça duas molduras do tamanho que desejar. Em uma delas, estique uma tela de nylon, do tipo usado para estampar camisetas, prendendo com grampos ou percevejos para que fique bem esticada. Uma será utilizada por cima da outra, como uma prensa.

- É possível reciclar qualquer tipo de papel, desde que esteja nas condições já citadas anteriormente. Pique bem o papel e coloque de molho em um balde com água por, no mínimo, um dia. Depois, jogue a mistura obtida no liquidificador (na proporção de uma xícara de papel amolecido para dois litros de água), acrescente duas colheres de cola e bata até obter uma mistura homogênea. Passe-a então para um recipiente retangular e mergulhe neste as molduras.

- Vire a moldura com a tela sobre o pedaço de pano e desprenda cuidadosamente a folha de papel. Por último, deixe-a secar no varal.