Você está em / Esgoto


O primeiro projeto do sistema público de coleta e tratamento de esgoto foi elaborado no ano de 2006. Desde então, o município de Timbó participa de editais do Governo Federal e outros órgãos públicos, pleiteando por recursos para viabilizar a implantação destes sistemas.

Este projeto já passou por um processo de revisão no ano de 2012, e dever ser revisado novamente nos próximos meses, com o objetivo de manter os orçamentos e o licenciamento ambiental atualizados.

Cada cidadão e responsável pelos resíduos que produz e devolve à natureza. Com o esgoto não é diferente, e por isso, enquanto o sistema público de coleta e tratamento de esgoto não for implantado, todas as edificações devem possuir e manter uma solução individual de tratamento de esgoto.

A tecnologia mais comum nos sistemas individuais de tratamento de esgoto, é a utilização de fossas sépticas e filtros anaeróbios (fossa e filtro). Este sistema consegue tratar até 70% dos poluentes do esgoto, entretanto, é fundamental que os usuários realizem a limpeza e a manutenção das fossas e filtros conforme o projeto e as orientações da ABNT.

É importante ressaltar que os sistemas públicos de coleta e tratamento de esgoto podem demorar muito para atender 100% da população, e por isso, todas as edificações que ainda não são atendidas pelo sistema público de coleta e tratamento de esgoto devem possuir um sistema individual de tratamento de esgoto, através de fossas e filtros, e realizar a manutenção e limpeza adequadas dos mesmos.