Você está em / Notícias e eventos
Neste mês aconteceu, no SAMAE Timbó, a primeira reunião sobre o Projeto Acertar Brasil, uma iniciativa da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), que discutiu os resultados obtidos na Auditoria Externa referente ao 1º ciclo do projeto dentro da autarquia.

O Projeto Acertar é o responsável por padronizar a forma que as Agências Reguladoras auditam e certificam seus prestadores de serviços uma vez que procedimentos unificados vão gerar melhores resultados para todo o saneamento brasileiro, tarifas justas e qualidade nos serviços.

Na ocasião estiveram presentes a Diretora Administrativo-Financeiro do SAMAE Timbó, Carla Tatiana Raduenz Geisler; o engenheiro civil da autarquia, Anderson Luiz Nähring; o Auxiliar de Serviços Administrativo, Luís Eduardo Peixe; a assessora de Saneamento e Meio Ambiente da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve), Simone Gomes Traleski e o interlocutor que apresentou os resultados à equipe da autarquia, Maurélio Soares.

Legislação

O Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) é o responsável pela institucionalização da Metodologia Acertar (auditoria própria do Sinisa).

A Metodologia Acertar foi institucionalizada pela Portaria no 719, de 12 de dezembro de 2018 do Ministério das Cidades, atual Ministério de Desenvolvimento Regional.

A Lei Federal 11.445/2007 e sua atualização realizada pela Lei Federal 14.026/2020, preconizam, que “Art. 53. Fica instituído o Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (SINISA)”, que tem como objetivos:

  • Coletar e sistematizar dados relativos às condições da prestação dos serviços públicos de saneamento básico;
  • Disponibilizar estatísticas, indicadores e outras informações relevantes para a caracterização da demanda e da oferta de serviços públicos de saneamento básico;
  • Permitir e facilitar o monitoramento e avaliação da eficiência e da eficácia da prestação dos serviços de saneamento básico.