Você está em / Notícias e eventos
“Penso, Logo Destino” (PLD) — essa é a proposta do programa desenvolvido pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) que a partir do mês de agosto será aplicado, também, pela Prefeitura de Timbó, através do Grupo Intersetorial de Educação Ambiental (GIEA) e o SAMAE Timbó, através de uma campanha para descarte e entrega dos seguintes materiais: lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias.

A ação tem como foco conscientizar e envolver a comunidade para que façam, e fiscalizem, o descarte correto de resíduos sólidos ligados à Logística Reversa. A nível estadual essa ação do IMA, que já acontece desde 2017, tem a missão de tornar Santa Catarina o estado brasileiro que mais recicla/reutiliza e o que menos produz resíduos.

Poder Público vai atuar junto à comunidade e classe empresarial

A atuação conjunta do Poder Público, junto à comunidade e às empresas privadas, tem uma missão em comum, principalmente frente ao fato de Timbó, hoje, ser considerada uma das melhores cidades do Brasil para se viver — título que carrega a responsabilidade do SAMAE Timbó frente à qualidade de vida das pessoas.

Para tornar esse projeto uma realidade possível, o município irá realizar uma ação abrangente e intensiva junto à comunidade para que os cidadãos, dentro de suas casas, observem quais são os materiais que pertencem à Logística Reversa e façam esse descarte de forma consciente — o mesmo irá acontecer junto às empresas, que têm a obrigação ambiental de garantir a finalidade correta dos seus resíduos.

Resíduos podem ser entregues no Ecoponto até o dia 18 de outubro

O ponto de entrega para as lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias será o Ecoponto de Timbó, que vai receber resíduos da Logística Reversa até o dia 17 de outubro de 2023 – no dia 18, logo cedo, o SAMAE irá recolher tudo o que tiver para levar até o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), onde o IMA fará a coleta para garantir a destinação final ambientalmente correta de cada resíduo. Confira a lista completa de resíduos que vão ser recebidos no fim do texto.

Qualidade de vida em foco

O diretor de Operação, Manutenção e Expansão do SAMAE Timbó, Diego Zatelli, destaca que a atuação da autarquia está diretamente ligada à qualidade de vida das pessoas e faz parte desse trabalho a conscientização e educação ambiental da comunidade.

“O programa "Penso, logo destino" atua de forma direta nisso, com foco na importância de respeito à logística reversa, obtendo conhecimento de como proceder e quais são os impactos à saúde pública e o meio ambiente que esse descarte incorreto pode causar. Somamos forças com o IMA e a Prefeitura para trabalhar esse projeto, a longo prazo, junto com os cidadãos", afirma.

Em busca de uma Timbó mais sustentável

Para a Presidente do GIEA de Timbó, Carla Soraya Groni, somar forças é essencial para atingir o objetivo em comum de tornar Timbó, e por consequência Santa Catarina, locais mais sustentáveis.

“A política da Logística Reversa vem sofrendo ajustes, conforme a necessidade. Existem alguns materiais que necessitam de descarte específico, como por exemplo as pilhas, lâmpadas e baterias, pois acabam sendo nocivos, se descartados de forma incorreta, assim, impactando inclusive numa questão de saúde pública”, esclarece.

Sustentabilidade: uma responsabilidade de todos

Para o coordenador do Setor Técnico do SAMAE Timbó e vice-presidente do GIEA, Rodrigo Catafesta Francisco, ao se trabalhar com políticas públicas, deve-se manter o foco na criação e no fortalecimento de parcerias que visam o bem comum da população e do meio ambiente. 

“Desta forma o SAMAE quer ser protagonista na efetivação da logística reversa, engajando empresas e consumidores, para colocar em prática o descarte ambientalmente correto de lâmpadas, pilhas, baterias e outros itens que podem ser reciclados, mas que precisam desta atenção especial”, complementa.

Afinal, o que é a Logística Reversa?

A Logística Reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.
Conforme previsão legal, os sistemas de logística reversa serão estendidos a produtos e embalagens considerando, prioritariamente, o grau e a extensão do impacto à saúde pública e ao meio ambiente dos resíduos gerados. (Fonte: Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (SINIR)/Ministério de Meio Ambiente).

Resíduos da Logística Reversa que serão recebidos no Ecoponto de Timbó até o dia 18 de outubro de 2023:
  • Lâmpadas fluorescentes;
  • Pilhas;
  • Baterias.
IMPORTANTE: esses itens devem estar acondicionados em uma embalagem segura (que evite vazamento de líquidos ou risco de corte para quem for manusear as peças na coleta).