Você está em / Notícias e eventos

O Samae Timbó realizou um serviço de execução de reparos, substituições e melhorias de rede de distribuição de água no Bairro Araponguinhas, para ampliar a capacidade de distribuição. E durante essa semana foi realizado o serviço de reparo no asfalto da Rua Blumenau, em conjunto com a Secretaria de Obras. A empresa contratada para a execução do serviço realizou a melhoria com a colocação da camada asfáltica, garantindo mais segurança e qualidade no trânsito local.

Os serviços de descarga, que ocorreram nos dias 14, 15 e 16, abrangeram os Bairros Padre Martinho Stein, Estados, Araponguinhas, Quintino, Vila Germer e Fritz Lorenz, garantindo a qualidade da água distribuída, pois consiste na limpeza das tubulações de distribuição. Com relação a isso, o Samae enfatiza que pode ocorrer falta de água na localidade onde está sendo realizado o trabalho de limpeza. Para quem possui caixa-d’água em sua edificação, pode não sentir a falta de água, pois possui uma reserva para o abastecimento.


Lâmpadas com destino certo

Foram recolhidas cerca de mil lâmpadas de LED que estavam armazenadas no Ecoponto.

Essas lâmpadas foram entregues pela comunidade ao longo do tempo, e parte delas foi recebida durante o Dia Mundial da Limpeza. O recolhimento foi realizado pela empresa Weee.Do, por meio do projeto “Penso, Logo Destino”, que promove o descarte ambientalmente correto de resíduos. “Dar o destino correto às lâmpadas fluorescentes e de LED é essencial para evitar a contaminação do meio ambiente e permitir a reciclagem de materiais valiosos, contribuindo para um futuro mais sustentável”, ressalta a agente de Meio Ambiente, Patrícia Mees.


Distribuição de água

O Samae marcou presença no Desfile da Festa do Imigrante, realizado em 12 de outubro. Também esteve em quatro pontos estratégicos ao longo da avenida, distribuindo água para os participantes e para o público que acompanhava o evento. No total, o Samae entregou cerca de quatro mil copos de água para a hidratação da comunidade.


Reunião do GIEA

O GIEA (Grupo Intersetorial de Educação Ambiental) se reuniu na segunda-feira, dia 13, com a presença da representante do Samae, a agente de Meio Ambiente, tecnóloga em Gestão Ambiental, Patrícia Mees. Foram discutidos vários assuntos como: alterações do regimento interno e planejamento para o calendário de Educação Ambiental 2026. Também estavam na reunião, que ocorreu na sede do Samae, a engenheira florestal Leticia B. Fávaro, da Secretaria de Meio Ambiente; e o engenheiro florestal Heitor Uller, da empresa iFlorestal.

A missão do GIEA é coordenar e executar ações de educação ambiental em Timbó. Envolve diferentes setores do município, como escolas, agremiações estudantis, a Prefeitura e o SAMAE. O objetivo é identificar, analisar, propor e executar ações de cunho ambiental na educação formal e informal.


Atendimentos em números

Foram realizados os seguintes atendimentos: 146 atualizações de cadastros, nove ligações de água, 17 religações de água, 415 pedidos de segunda via de fatura, quatro vistorias em ligação de água, seis reposições ou consertos de calçada, 37 transferências de titularidade, três descargas na rede, duas trocas de registro, 15 requisições de revisão de valores, quatro solicitações de Tarifa Social, 22 atendimentos de falta de água, 25 vazamentos em cavalete, nove vazamentos de rede, cinco solicitações diversas, treze consultas de viabilidade, cinco vistorias em fossas filtro de residências, uma troca de cavalete e hidrômetro, dentre outros atendimentos.


Confira nossas redes sociais e fique por dentro dos serviços realizados pelo SAMAE Timbó.



Viviana Borchardt Berndt

Setor de Comunicação