Você está em / Notícias e eventos
Na tarde dessa quinta-feira, 16 de março, o coordenador do Setor Técnico do SAMAE Timbó, Rodrigo Catafesta Francisco, ministrou uma palestra com o tema "Metodologia de cobrança da taxa de lixo através do consumo de água: experiência do Município de Timbó", que integrou o cronograma do workshop "Sustentabilidade Socioeconômico-financeira do serviço público de manejo de resíduos sólidos urbanos no contexto do novo marco regulatório do saneamento básico", que foi uma das ações realizadas durante a 14ª Semana de Engenharia do CEAB (Clube de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Brusque) e que aconteceu no Auditório da Biblioteca da FURB, em Blumenau.

O evento foi uma realização do CEAB junto à Associação de Municípios do Vale Europeu (AMVE), com patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA/SC), contando com apoio da Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (AGIR), UNIFEBE e Comitê de Sustentabilidade da ODS de Santa Catarina.

Rodrigo destaca que a metodologia da cobrança da taxa de lixo com base no consumo de água é um dos cases de grande sucesso do SAMAE Timbó no que diz respeito à cobrança justa, transparente, igualitária e que, também, implica na conscientização acerca do consumo de água, valorizando esse recurso natural (tão essencial à saúde e sobrevivência humana).

"É sempre ótimo ter um retorno positivo das pessoas acerca desse projeto que conseguimos implementar aqui. Foi possível esclarecer dúvidas e incentivar o estudo dessa metodologia de cobrança em outros municípios também. A Semana de Engenharia CEAB reuniu grandes nomes e importantes temas acerca do Saneamento Básico, então é motivo de gratidão poder compartilhar sobre nosso trabalho também, afinal, a premissa de toda ação realizada pelo SAMAE Timbó está sempre voltada à saúde pública e qualidade de vida dos consumidores", afirma Rodrigo.