Você está em / Notícias e eventos
Primeira Ecogincana de Timbó surpreende e conquista os participantes
Veja também
- > Pomerwasser Ambiental Visita Estação de Tratamento de Água do SAMAE Timbó
- > Ato Convocatório Nº 15/2024: Oportunidade para Agente de Coleta e Seleção de Lixo
- > Descarte Consciente: Ecoponto de Timbó Recebe Eletroeletrônicos
- > Alunos da UFSC Visitam Estação de Tratamento de Água do Samae Timbó
- > Dia de Conscientização no Núcleo Raio de Sol
- > SAMAE Timbó Publica Resultado Final do Ato Convocatório Nº 14/2024
- > Timbó Realiza Ações no Dia Mundial da Limpeza
- > SAMAE Timbó Informa: Interrupção no Abastecimento de Água
Sucesso total! A primeira Ecogincana promovida pela Prefeitura de Timbó através do Grupo Intersetorial de Educação Ambiental (GIEA), SAMAE, Fundação de Municipal de Esportes (FME) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED) chega para comprovar que, sim, é possível (e com resultados muito mais satisfatórios) promover uma competição saudável entre estudantes de diferentes idades, que representaram suas respectivas escolas: Escola Cetisa, Escola de Ensino Fundamental Clara Donner e Escola de Educação Básica Professor Juvenal Cardoso Zanella.
A Ecogincana foi um dos pontos altos da Primeira Semana do Desenvolvimento Sustentável (SDS) de Timbó, reunindo aproximadamente 60 crianças e jovens na realização de brincadeiras, competições, apostas e jogos interativos e cheios de diversão!
Premiação e cheques especiais
Ainda que cada atividade somasse uma pontuação, revelada ao final da ação, todos os estudantes e professores receberam, de forma igualitária, medalhas de participação. Já as escolas, além do troféu, também receberam um cheque no valor de R$ 700,00 cada, que foram doados através da principal patrocinadora da Ecogincana neste ano: a Sicredi.
O cheque foi entregue em mãos pelo gerente da agência Sicredi de Timbó, Evandro Dunlei Santin. Já o troféu foi entregue pelo vice-prefeito de Timbó, Guilherme Voigt Júnior, e o presidente do SAMAE, Waldir Girardi.
“Nós começamos a distribuir as atividades em março deste ano, quando as turmas começaram a somar pontos. Na época entramos em contato com todas as escolas de Timbó, porém, a adesão das instituições foi voluntária. Como vieram três escolas, limitamos o número de participantes de cada uma a 20, o que foi suficiente para garantir uma baita torcida e muita integração durante toda a manhã e a tarde”, explica a presidente do GIEA e idealizadora da Ecogincana, Carla Soraya Groni.
Integração e cooperativismo
Dentre as provas realizadas nesta quarta-feira, 08 de junho, houve uma rodada de perguntas de respostas sobre o município de Timbó, prova do saco, cabo de guerra, boliche às cegas, mandala humano... e muito mais!
Todas as atividades, de alguma maneira, traziam lições acerca da importância que tem o cooperativo na busca de resultados, trabalhando de forma simultânea temas ligados à sustentabilidade (que é o foco de todas as ações e programação da SDS).
“As provas foram todas inclusivas e contaram com a participação de estudantes da Educação Especial. O cooperativismo é justamente sobre isso, compreender que precisamos uns dos outros para atingir resultados ainda melhores e que, sempre, há lugar para quem quiser participar e somar”, afirma o vice-presidente do GIEA, Rodrigo Catafesta Francisco.
Ele, inclusive, já adianta que a Ecogincana é atração garantida para a Semana do Desenvolvimento Sustentável que será realizada em 2023!
SDS conquista público em sua primeira edição
Para a Diretora de Desenvolvimento e Execução de Projetos do GIEA, Maike Letícia Link, o momento mais especial em toda a ação foi receber o feedback positivo de quem participou.
“É sempre um desafio conseguir elaborar algo que reúna educação, conhecimento, entretenimento e diversão, então ver que os estudantes e professores realmente abraçaram a ideia e se entregaram às atividades é incrível, afinal, foram eles quem fizeram essa primeira Ecogincana sem um sucesso”, afirma.
Como a educação ambiental tem uma característica de amplo engajamento e multidisciplinaridade, este evento conta com apoio de atletas, educadores, defensores do meio ambiente, profissionais da área ambiental e empresas do ramo privado, que compartilham o propósito de criar um futuro melhor para o nosso planeta, em especial a Sicredi, Euro Ambiental, Duwe Clínica Automotiva, Estamparia Furtado, Rudolph, Cedro Inteligência Ambiental, Júlia Graziela (Coaching e Consultoria), Viacredi, Laboprime Laboratórios, Grandis Florestal, Alfablu Loteamentos, Advance Treinamentos, Fricar e Interpolos.
O evento também chega com forte apoio de órgãos como o Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA), Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) (através do setor de Educação Ambiental e GIEAs dos municípios consorciados), o Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica 07 (GTEA RH07), o Movimento ODS SC - Vale Europeu e a APRI Recicle.
Confira a programação completa para os próximos três dias de SDS:
09 de junho, quinta-feira
• 8h30 às 10h45, 14h às 16h15 e 19h10 às 21h10 – Feira das Profissões no Pavilhão de Eventos Henry Paul (palestras sobre empreendedorismo e empregabilidade, e terão a oportunidade de ouvir profissionais da área ambiental, como engenharia, gestão ambiental, policia militar ambiental, entre outras). Clique aqui para acessar o link do formulário de inscrição;
8h30, 14h e 19h10 — Palestra com o tema "Você no mercado de trabalho";
9h10, 14h40 e 19h50 — Palestra com os temas "Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Biologia, Arquitetura e Polícia Militar Ambiental (uma profissão por pessoa);
9h40, 15h10 e 20h20 — Palestra com os temas "Engenharia Ambiental, Engenharia Sanitária, Química, Gestão Ambiental e Agronomia" (uma profissão por pessoa);
10h15, 15h40 e 20h45 — Palestra com o tema "Empreendedorismo: você dono do seu negócio";
• 19h — Apresentação de Ginástica Rítmica Desportiva de Timbó;
10 de junho, sexta-feira
• 8h às 12h – Mostra de Educação Ambiental das escolas de Timbó (escolas de Timbó irão compartilhar as ações e projetos de sustentabilidade implantados nos seus espaços (composteiras, hortas, aproveitamento de água da chuva, entre outros);
• 14h às 17h – Encontro de Educação Ambiental junto ao CIMVI, APRI, GIEAs, GTEA RH07 e Movimento ODS SC - Vale Europeu:
14h — Movimento ODS SC;
15h — Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI);
15h30 — Associação Participativa Recicle Indaial (APRI);
16h — Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica 07 de Santa Catarina (GTEA RH 07);
16h30 — Grupo Intersetorial de Educação Ambiental de Timbó (GIEA);
• 18h às 22h – Happy Hour Cultural com as bandas Máfia S/A e Ponto 30.
11 de junho, sábado
• 9h às 16h – Dia da Comunidade (troca de livros e brincadeiras para crianças);
• 9h às 12h – Mostra de sustentabilidade em empresas de Timbó;
• 14h às 16h – Aulas de zumba;
• 15h às 16h — Oficina de compostagem com a Euro Ambiental (será realizado sorteio de uma composteira para os participantes).
Fotos: Raquel Piske/Prefeitura Municipal de Timbó
Veja também
- > Pomerwasser Ambiental Visita Estação de Tratamento de Água do SAMAE Timbó
- > Ato Convocatório Nº 15/2024: Oportunidade para Agente de Coleta e Seleção de Lixo
- > Descarte Consciente: Ecoponto de Timbó Recebe Eletroeletrônicos
- > Alunos da UFSC Visitam Estação de Tratamento de Água do Samae Timbó
- > Dia de Conscientização no Núcleo Raio de Sol
- > SAMAE Timbó Publica Resultado Final do Ato Convocatório Nº 14/2024
- > Timbó Realiza Ações no Dia Mundial da Limpeza
- > SAMAE Timbó Informa: Interrupção no Abastecimento de Água