Você está em / Notícias e eventos
“A entrega dessa obra representa a gratidão que temos pelos servidores que, diariamente, vão às ruas já de madrugada para trabalhar e manter nossa cidade limpa. É uma obra para a comunidade, entendendo que ela também valoriza e compreende a importância do serviço de coleta”, afirma o presidente do SAMAE Timbó, Waldir Girardi, durante a entrega da nova Central de Coletas da autarquia.

A solenidade aconteceu na tarde desta sexta-feira, 03 de junho, integrando o cronograma de ações dos 20 anos do SAMAE Timbó e abrindo o calendário de ações do município do mês do meio ambiente.

Estiveram presentes o prefeito, Jorge Kruger; o vice-prefeito, Guilherme Voigt Júnior, o presidente do SAMAE, Waldir Girardi; o diretor da empresa SLM Transporte e Construção Eireli PP, André Maciel; o diretor-executivo do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), Fernando Tomaselli; o coordenador da Central de Coletas, Anderson Sperber; os vereadores Adriano José da Silva, Carlos Adriano Krüger, Flávio Germano Buzzi, Gilmara Maria Baddaratz Giotti e Rubens Borchardt, os secretários Adilson Mesch (Obras), Afroh Postai (SEMED), Bruna de Andrade (Planejamento), Márcio Elísio (FME), Jorge Ferreira (Cultura); a gestora de Turismo, Cíntia Kopsch; servidores da Central de Coletas, Prefeitura de Timbó, Cooperativa APRI, CIMVI; imprensa, demais autoridades e comunidade.

Reconhecimento e valorização

Hoje, a Central de Coletas conta com 31 colaboradores, que iniciam sua jornada de trabalho às 4h, passando em todas as vias do município para fazer a coleta dos resíduos recicláveis e orgânicos/rejeitos.

“O serviço da coleta é essencial para todos nós. Essa obra é uma forma de agradecer aos servidores da Central pela dedicação, promovendo diariamente a qualidade de vida para todos nós. Também é uma entrega que busca despertar a responsabilidade social e ambiental que cada um de nós têm, não somente no que diz respeito ao descarte correto de resíduos, mas às nossas ações e modos de vida, buscando práticas que seja mais sustentáveis e colaborativas”, afirma  o prefeito.

Economia aos cofres públicos

A obra foi executada pela empresa SLM Transporte e Construção Eireli PP, vencedora do processo licitatório, no valor de R$ 930 mil. É um espaço que representa, além de maior conforto e qualidade aos servidores do setor, economia significativa aos cofres públicos.

“Até então, a Central ficava em um espaço alugado. A partir de agora temos uma sede própria, que fica no mesmo terreno do Ecoponto. Uma construção com escritório, vestiários, banheiros, refeitórios e uma garagem feita totalmente de pré-moldado, onde vão ficar nossos caminhões e que contra, ainda, com uma lavação (garantindo maior cuidado, preservação e manutenção à frota do SAMAE) e três depósitos”, complementa diretor de Operação, Mautenção e Expansão do SAMAE, Diego Zatelli.

No total, são 590,18 metros quadrados de área construída e 800 metros quadrados de pátio.

“Há dez anos eu já trabalho no setor de Coletas e, além de ser grato pelo aprendizado diário que tenho aqui, também posso afirmar que buscamos sempre melhorar ainda mais a prestação de serviços à comunidade. Em nome de todos os servidores que atuam comigo diariamente, posso garantir que essa entrega irá, sim, fazer toda a diferença”, complementa Sperber. 

Mês do Meio Ambiente

No dia 5 de junho, próximo domingo, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Como forma de reforçar a importância que essa data tem o SAMAE e a Prefeitura Municipal de Timbó, através do setor de Meio Ambiente e com apoio de demais entidades públicas e privadas, irá realizar a primeira Semana do Desenvolvimento Sustentável (SDS) no município.

A primeira ação oficial Mês do Meio Ambiente, em Timbó, foi a entrega da Central de Coletas, simbolizando a importância da correta separação, descarte e coleta dos resíduos ao meio ambiente, promovendo e preservando a qualidade de vida da atual e das futuras gerações.

No domingo, dia 5, o Pavilhão de Eventos Henry Paul será palco da solenidade de abertura oficial da SDS, que vai até o dia 11 de junho. No decorrer do mês, outras ações pontuais voltadas à educação ambiental e conscientização estarão sendo realizadas no município, envolvendo entidades e a comunidade.