Leitura do Hidrômetro e informações

O hidrômetro é o aparelho instalado pelo Samae para registrar o volume de água consumida mensalmente pelo cliente. Com base neste volume é calculado o valor a pagar.

Você pode acompanhar seu consumo fazendo a leitura do hidrômetro. Uma prática que ajuda até mesmo a identificar gastos acima da média, que pode ser indício, por exemplo, de vazamento.

Isto é simples: Há números pretos e outros vermelhos. Anote os pretos e faça o seguinte cálculo para comparar com o mês anterior: subtraia os números pretos daqueles constantes na última fatura. O resultado é o consumo da última leitura até a presente data.

Lembre-se de que o hidrômetro é um bem público e o cliente é responsável por sua conservação.

• O hidrômetro é um aparelho de medição que serve para registrar, continuamente, o volume de água consumido.

• O SAMAE não fabrica hidrômetros, mas exige que os que são instalados na cidade tragam impresso no visor da relojoaria as logomarcas do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO).

• Essas logomarcas identificam que o aparelho foi fabricado para o SAMAE de Timbó, obedecendo ao rigoroso padrão exigido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), definido pela Portaria n° 246, de 17 de outubro de 2000, do INMETRO.

• O SAMAE só instala hidrômetro com o lacre do INMETRO, que certifica a qualidade do medidor.

• A fixação, a guarda e a conservação do CAVALETE (Caixa de proteção, onde o hidrômetro é instalado) é de responsabilidade do usuário.

• O hidrômetro deve ser sempre mantido na posição plana (não inclinado), para não provocar o desgaste prematuro do equipamento. Bem instalado, conservado e com o lacre intacto, ele registra, com segurança, a quantidade de água consumida.

• Somente os funcionários do SAMAE têm permissão para instalar hidrômetros. Nunca altere a posição de instalação do medidor.

• Comunique o SAMAE quando for efetuar reforma em seu imóvel que necessite da remoção do lacre de segurança.