Como reciclar papel em casa?

- Aqui vai uma receita caseira para quem quer reciclar papel e, assim, contribuir para a preservação do meio ambiente. Os materiais necessários são: liquidificador, bacia, cola branca escolar, papel (não pode estar sujo e nem pode ser do tipo higiênico), tela, moldura, xícara e pedaço de pano.

- O preparo começa assim: faça duas molduras do tamanho que desejar. Em uma delas, estique uma tela de nylon, do tipo usado para estampar camisetas, prendendo com grampos ou percevejos para que fique bem esticada. Uma será utilizada por cima da outra, como uma prensa.

- É possível reciclar qualquer tipo de papel, desde que esteja nas condições já citadas anteriormente. Pique bem o papel e coloque de molho em um balde com água por, no mínimo, um dia. Depois, jogue a mistura obtida no liquidificador (na proporção de uma xícara de papel amolecido para dois litros de água), acrescente duas colheres de cola e bata até obter uma mistura homogênea. Passe-a então para um recipiente retangular e mergulhe neste as molduras.

- Vire a moldura com a tela sobre o pedaço de pano e desprenda cuidadosamente a folha de papel. Por último, deixe-a secar no varal.