Como economizar água?

Na cozinha:
Lavar a louça com a torneira da pia meio aberta durante 15 minutos gasta 117 litros (casa) ou 243 litros (apartamento). Limpe os restos dos alimentos de pratos e panela antes de lavá-los. Tampe o ralo e encha a pia com água para deixar a louça de molho e soltar a sujeira. Só use água corrente na hora de enxaguar.

Para lavar verduras, frutas, e legumes, coloque os alimentos de molho em uma vasilha com algumas gotas de vinagre. Depois, passe-os em água corrente para terminar de limpá-los. Dessa forma, o consumo diminui para cerca de 20 litros.

Se tiver máquina de lavar pratos, só a ligue quando estiver com toda a sua capacidade preenchida;

Na piscina:
Se você tem uma piscina de tamanho médio exposto ao sol e à ação do vento, você perde aproximadamente 3.785 litros de água por mês por evaporação. Com uma cobertura (encerado, material plástico), a perda é reduzida em 90%!

No banheiro:
Ao escovar os dentes e fazer a barba, deixe a torneira fechada. O banho não deve ultrapassar cinco minutos e, se possível, deve-se fechar o registro enquanto se ensaboa.
De acordo com a Universidade de Água, ao escovar os dentes por cinco minutos com a torneira não muito aberta, consomem-se 12 litros (casa) ou 80 litros (apartamento). A vazão de um chuveiro pode variar de 3 a 25 litros por minuto, dependendo de seu modelo e da pressão da água.

Não use a privada como lixeira ou cinzeiro e nunca acione a descarga à toa, pois ela gasta muita água. Mantenha a válvula da descarga sempre regulada e conserte os vazamentos assim que eles forem notados. Bacias antigas gastam 9 litros por acionamento, mas podem consumir mais de 10 se a válvula estiver desregulada.

No jardim:
São necessários 216 litros para lavar um carro e 279 para molhar a calçada por 15 minutos. Com o balde, gasta-se 40 litros na limpeza do carro; varrer a calçada em vez de lavá-la não consome nada. No jardim, uma dica é molhar as plantas no início da manhã e no final da tarde para evitar a evaporação intensa.

Na lavanderia:
Uma lavadora com capacidade para 5 kg gasta 135 litros de água (casa e apartamento). Use-a sempre quando estiver com carga total e três vezes por semana, no máximo.

Uma lavagem com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros. Deixe as roupas de molho antes de lavá-las e use a mesma água para esfregar as roupas com sabão. Só abra a torneira na hora de enxaguá-las. Tome cuidado com o excesso de sabão, para evitar enxágües desnecessários.